terça-feira, 27 de janeiro de 2009

«Regionalização seria boa para Portugal»

Alberto Navarro, Embaixador de Espanha, estreou as Conferências do Palácio 2009

O Embaixador de Espanha em Portugal, Alberto Navarro, considerou ontem que o modelo de regionalização espanhol «foi muito positivo para o país» e exortou a sociedade portuguesa a pensar num modelo de regionalização que promova o desenvolvimento social e económico.

Na estreia das ‘Conferências do Palácio 2009’, organizadas pela Associação Comercial do Porto, o diplomata espanhol explicou também a importância que o TGV teve para Espanha.

«Portugal não deve perder a oportunidade do TGV. Ele mudou as cidades de Espanha por onde passa e, por isso, continuamos a investir naquela que é uma das maiores redes do mundo de comboios rápidos», sublinhou o Embaixador de Espanha.

Numa conferência subordinada ao tema d’ “A Cimeira Luso-Espanhola”, Alberto Navarro não perdeu a oportunidade de elencar as vantagens da adesão Ibérica à União Europeia, bem como as sinergias que Portugal e Espanha continuam a retirar da relação económica, de investimento e de geração de emprego nos dois lados da fronteira.

Finalmente, o diplomata apontou a importância de cargas fiscais mais reduzidas para as empresas e não esqueceu a questão dos combustíveis. «Não entendo como a gasolina pode ser tão cara em Portugal», rematou.

As ‘Conferências do Palácio 2009’, a decorrer entre Janeiro e Novembro de 2009, têm por objectivo conferir uma maior vivacidade à cidade do Porto, juntando, em simultâneo, grandes personalidades locais e nacionais, figuras do mundo empresarial, da sociedade civil e da política, bem como opinadores ocasionais ou jornalistas.

No dia 9 de Fevereiro, Alexander Wykeham Ellis, Embaixador do Reino Unido, explica “O Lugar do Reino Unido na Nova Ordem Mundial”.

Confirmado para o dia 22 de Junho está também Celso Marcos Vieira de Souza, Embaixador do Brasil, que vem expor “O Presente e Futuro das Relações Luso-Brasileiras”.

As inscrições são limitadas à capacidade da sala e deverão ser efectuadas através do número de telefone 223 399 033 ou pelo endereço electrónico alexandraf@cciporto.pt.

Sem comentários: