segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Rui Moreira escreve “Uma Questão de Carácter”

O futuro cultural, social e económico da Invicta é apresentado na discoteca Pop, no Porto, dia 11, às 22h

Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, vai apresentar o livro “Uma Questão de Carácter”, da sua autoria, no próximo dia 11 de Setembro, às 22h, na discoteca Pop, no Porto.

A obra de Rui Moreira resulta da necessidade de ensaiar um discurso novo sobre o Porto, de forma a enfrentar os problemas com que a cidade se debate, sem perda de identidade própria.

“Uma Questão de Carácter”, editado pela Civilização Editora, é uma análise cultural, política, social e económica que aponta soluções e caminhos para a resolução de constrangimentos vividos no segundo mais importante núcleo urbano do país.

Regionalização, concentração do poder do Estado, riqueza a Sul, esvaziamento humano do Norte, Turismo e Comércio e reabilitação histórica e urbana são apenas alguns dos temas abordados, de forma sóbria e imparcial pelo líder da Associação Comercial do Porto.

SOBRE O AUTOR

Rui de Carvalho de Araújo Moreira nasceu no Porto, a 8 de Agosto de 1956. Estudou em Inglaterra, onde se licenciou em gestão de empresas em 1978, tendo obtido, nesse ano, o prémio de melhor aluno do curso. Foi campeão nacional de vela em várias classes e representou Portugal em campeonatos do mundo e da Europa.

Regressado a Portugal, dedicou-se a negócios na área da navegação e dos portos. Tem sido uma voz activa na defesa dos interesses da cidade do Porto e da Região Norte, organizando e participando em conferências sobre o tema, escrevendo para a imprensa (é, desde 2004, cronista do Público) e como comentador político em várias estações televisivas.

Em 2001, foi eleito presidente da Associação Comercial do Porto, cargo para o qual tem sido reeleito desde então. Paralelamente tem exercido diversos cargos consultivos nas áreas do comércio, da cultura e do ensino superior (nas Universidades do Porto e Católica).

Acérrimo adepto do Futebol Clube do Porto, assina actualmente uma crónica no jornal A Bola e é membro do painel do programa “Trio d’Ataque”, da RTP.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta é a única forma que encontro para dirigir umas palavras de apreço ao Sr. Rui Moreira.
A minha solidariedade para com a sua atitude de ontem se ter recusado a participar em debates que põem em causa a liberdade das pessoas, sem duvida um Acto-de-Fé...
Que fique bem claro que o que me envolve nem sequer são questões clubisticas até porque nem sou do FCP...é por "Uma Questão de Carácter"...os meus cumprimentos.
Henrique Mateus

Anónimo disse...

Acabo de ver e ouvir, com atenção, o que o Dr. Rui Moreira disse na entrevista que o Porto Canal transmitiu na noite de 31 de Outubro de 2010. Parabéns pela maneira clara como expôs as suas ideias sobre a situação económica do País. Assino por baixo.

ex-funcionário do Governo Americano que teve o prazer de algumas vezes se cruzar com o Dr. Rui Moreira ao longo dos 37 anos que trabalhei no Porto, como funcionário do Governo Federal daquele Grande País.

Felicitações amigas,

Um anónimo.