quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Palácio da Bolsa renova Salão Árabe


A Associação Comercial do Porto encontra-se a restaurar o seu Salão Árabe. Depois de terminada a primeira fase em Abril de 2008, a sala de recepções oficiais, debates e concertos é o alvo prioritário da reabilitação do Palácio da Bolsa.

A obra, aprovada pelo IPPAR, contempla a intervenção nos estuques das paredes e tectos, nas portas, e, ainda, nos vitrais que decoram o interior do Salão Árabe.

A cargo da firma CRERE – Centro de Restauro e Estudos, o restauro decorrerá até Maio deste ano e representa um investimento na ordem dos 360 mil euros.

A data de finalização poderia ser antecipada, mas a direcção da Associação escolheu abrandar o ritmo da obra para que o salão se mantenha aberto ao público. Desta forma, o Salão Árabe pode continuar a receber eventos e visitas enquanto as obras minuciosas decorrem.

Fruto do trabalho exclusivo de artistas portugueses, o Salão Árabe foi construído sob autorização de D.Maria II e demorou 18 anos a ser concluído. A escolha recaiu sobre o ostensivo estilo árabe, com ornamentação em folha de ouro, inscrições árabes e portadas pintadas à mão, para que a burguesia portuense do século XIX demonstrasse aos visitantes oficiais o poderio económico e político da classe.

As obras de recuperação continuarão no Palácio da Bolsa após a conclusão do Salão Árabe. A próxima intervenção envolverá a cobertura na envolvente das clarabóias da Escadaria Nobre e Sala Medina, rebocos exteriores das fachadas poente e sul e o restauro dos estuques e pinturas decorativas do Mestre António Ramalho, que revestem os tectos da clarabóia da Escadaria Nobre.

Sem comentários: