sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

“É extremamente importante a estabilidade financeira “ defendeu ontem o Governador do Banco de Portugal no Palácio da Bolsa

“Os tempos mudaram e é extremamente importante a estabilidade financeira” foi uma das afirmações proferidas por Carlos da Silva Costa, Governador do Banco de Portugal, ontem no Palácio da Bolsa, durante o jantar-debate inserido no ciclo “Conferências do Palácio”.

O Governador afirmou “é necessário assegurar que há poupança” e defendeu “uma união política sui generis que dê consistência para equilibrar a união económica”, explicando que a “união monetária arrasta a económica que precisa de uma aceitação democrática e um desenvolvimento político”, pois “se queremos uma união económica monetária socialmente estável” necessitamos “da dimensão política que ainda está embrionária. A reflexão política para legitimar junto dos cidadãos.”

Abordando o tema da regulação, Carlos da Silva Costa afirmou que a solução poderá ser “exportar mais, reduzir a procura interna e aumentar a poupança do agente público para reduzir o défice”.

O terceiro ciclo das “Conferências do Palácio” terá continuidade em 2012, estando o próximo jantar-debate agendado para o dia 19 de Janeiro com o Dr. Guilherme d' Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas.

Sem comentários: