sexta-feira, 20 de abril de 2012

5º Concerto do ciclo "Noites no Salão Árabe"



A aclamada cantora russa Anna Samuil, solista da Ópera Estatal de Berlim e um dos sopranos mais requisitados a nível mundial, será a protagonista do penúltimo concerto das Noites no Salão Árabe, acompanhada por Rosa Maria Barrantes, pianista peruana doutorada pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscovo. A actuação decorrerá sob o tema “Alma Russa” e terá lugar no dia 1 de Maio, pelas 21h, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Porto.
Diversas canções russas (“romances”) serão complementadas por vários outras vertentes do canto do século XIX, passando pelo “Lied” (“canção”, em alemão) e pela ópera russa, italiana e francesa. Serão interpretadas canções de Tchaikovsky, Rimsky-Korsakov, Schubert e Rakhmaninov, e árias de Verdi, Catalani e Gounod.
O “Romance”, faceta importante do vocalismo do Romantismo russo, é um género de cariz sentimental que permitiu a afirmação do idioma russo enquanto língua passível de ser cantada liricamente e capaz de alcançar a expressão intensa de sentimentos.
Piotr Tchaikovsky foi um dos mais importantes cultores da canção lírica de câmara russa, tendo assinado cerca de 110 “romances” de diversas influências. A Cena da Carta de Tatiana "Puskay poguibnu ya", da ópera "Evgueni Oneguin”, integrada no programa do concerto e baseada no romance homónimo de Pushkin, reflecte um episódio de pendor íntimo, aludindo ao noivado repentino e ao casamento mal sucedido do compositor com Antonina Milyukova.
Rakhmaninov foi também um frequente cultor do género, tendo composto 71 canções, assim como Nikolai Rimsky-Korsakov, figura central do nacionalismo musical russo e membro do “Grupo dos Cinco”, com quase 90 “romances” escritos.
José Milhazes é o orador convidado para o prelúdio inicial. O jornalista e historiador radicado em Moscovo irá liderar uma intervenção sob o tema “Rússia: terra de utopias”.
Os bilhetes têm um custo de 10€ e estão disponíveis para venda no Palácio da Bolsa.

Sem comentários: