quarta-feira, 16 de maio de 2012

Imagens inéditas de Ferreira Alves assinalam restauro dos Clérigos

15 imagens inéditas do espólio da Igreja dos Clérigos, da autoria de Luís Ferreira Alves, estarão expostas até ao dia 31 de Maio, nos claustros do Palácio da Bolsa.

A mostra “Igreja dos Clérigos – Registo Parcial do Estado Actual para Memória Futura" guarda o actual retrato da Igreja, antes do arranque das obras de reabilitação. Estas terão início em 2013, ano em que se comemoram 250 anos de existência do edifício mais emblemático da cidade do Porto.

Luís Ferreira Alves procurou retratar a atmosfera que se vive nas vésperas da intervenção e os aspectos mais intimistas do edifício. O olhar do fotógrafo captou a grandiosidade da Igreja, a impermanência dos preparativos e revelou detalhes até então completamente desconhecidos.

Nascido em 1938, em Valadares, Luís Ferreira Alves iniciou a sua carreira em 1984. Actualmente assume-se como uma referência na fotografia de arquitectura. A sua obra destaca-se pela sensibilidade e pelo protagonismo realista dado ao objecto fotografado. O seu percurso é indissociável de nomes como Fernando Távora, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura.

A exposição é de acesso livre e poderá ser vista durante o horário de visitas do Palácio da Bolsa, entre as 9h e as 18h.

Sem comentários: