segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Clipping

1. Mesmo quem não é do Porto já terá visto, ouvido ou lido sobre o estado de degradação a que chegou o mercado do Bolhão. Houve, até hoje, vários projectos, mais ou menos caros e polémicos, para resolver o problema. Por uma razão ou por outra, nenhum avançou. Com o passar do tempo, a situação tem-se vindo a agravar, atingindo um estado crítico. A intervenção tornou-se ainda mais urgente, logo numa altura em que os recursos mais escasseiam. Paradoxalmente, talvez tenham sido estas circunstâncias extremas a facilitar um acordo entre Rui Rio e o Partido Socialista para a viabilização de uma requalificação simplificada que trouxesse o orçamento para níveis dentro das possibilidades financeiras da Câmara do Porto. Esta alternativa foi recusada pela Direcção Regional da Cultura do Norte (DRCN) para quem "os projectos, em especial os de recuperação e reabilitação de imóveis classificados, não podem ser feitos 'a metro' ou 'a retalho". Sustentar a alteração "apenas no argumento financeiro pode significar hipotecar irreversivelmente a possibilidade de transformar o Mercado do Bolhão num mercado para o século XXI ou adiar a sua morte". Resumindo: mais vale o Bolhão ruir com dignidade do que ser adulterado. O argumento financeiro é um "apenas". De somenos importância. Os mercados (estes!) morrem de pé. Não sei o que seria de nós sem estes zelosos defensores do património e cultura.
2. Para não dizerem que só falo do Norte, a segunda história passa-se numa praia de Loulé. Aos fins-de- -semana, com a maior afluência de banhistas, lá aparece um par de GNR que procura disciplinar o estacionamento. Manhã cedo, dispõem uns "pimenteiros" no asfalto, impedindo que se estacione no meio de um pequeno largo e nas bermas de uma rampa que dá acesso a dois outros espaços de estacionamento, em terra batida (e esburacada). Estacionam a respectiva viatura e ali ficam, vigilantes ao que se passa no... asfalto. A palavra--chave é "asfalto". Privados de alguns dos lugares em que costumam estacionar, os automobilistas vão-nos inventar nos parques em terra. Aí reina o caos. Nada que preocupe os zelosos agentes de autoridade: desde que, à sua frente, a circulação se processe ordeiramente, tudo está bem. Descer à terra, literalmente, não é com eles. Talvez não tenham orçamento para engraxar as botas!
3. Como de costume, o desempenho dos atletas portugueses nos Jogos Olímpicos foi pretexto para polémica. Cada cabeça, sua sentença: esteve ao nível de competições anteriores, foi pior ou melhor. Houve de tudo, como antigamente se dizia das farmácias. Não faltaram, sequer, declarações de alguns inefáveis dirigentes desportivos que, aproveitando os seus dez minutos de fama, descobriram que Portugal não estaria como está se todos fossem tão competentes no que fazem como os nossos atletas olímpicos. E só não são melhores por o Estado não lhes dar o apoio (leia-se subsídios) que merecem. É claro! Entretanto, as famílias de dois atletas americanos, vencedores da medalha de ouro, endividaram-se até à falência para apoiar a sua preparação. Faltaram--lhes dirigentes desportivos e uma ajuda do Estado à altura.
4. Há, porém, quem não aprenda e vá fazendo pela vida, sem esperar pelo Estado. Munna e Boca do Lobo dizem-lhe alguma coisa? São empresas de mobiliário. Sofisticado, cosmopolita e que, por isso, anda na boca do mundo. A Munna é finalista, com uma poltrona e um sofá, em duas categorias de um prémio internacional de design de produtos de interior. Pode saber mais, e votar, em http://thedesignawards.co.uk/products/voting-2012.html . A Boca do Lobo viu uma das peças mais icónicas ser escolhida para capa do suplemento de luxo "How to Spend it" do jornal "Financial Times". Fazem parte de uma geração de empresários que tem contribuído para a revitalização da indústria de mobiliário que, quem diria, conjuga requinte e qualidade com a recuperação do saber fazer tradicional, quantas vezes artesanal, e que aspira à projecção internacional. Mais um exemplo de que tradição pode rimar com inovação.







Sem comentários: